O governo estadunidense anunciou ontem (30), quarta-feira, a aplicação da Lei Magnitsky para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As autoridades do país norte-americano apontaram que Moraes está realizando uma “caça às bruxas”, o que configuraria prática de censura e violação dos direitos humanos. A novidade esteve no epicentro da política desde então, provocando reações de todos os lados, inclusive nas redes.
TRENDING TOPICS BRASIL 24H
Levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que, no X, em um recorte do início da manhã de hoje (31, às 9h), os termos Xandão e “Alexandre de Moraes” ocupavam, respectivamente, a 3ª posição e a 4ª posição dos dos Trending Topics global das últimas 24 horas. Enquanto o primeiro termo acumula cerca de 471 mil menções, o segundo supera 2,03 milhões nesta lista. Já no cenário brasileiro dos Trending Topics, na 1ª colocação, o nome “Alexandre de Moraes” foi registrado em 3,8 milhões de menções, seguido de Xandão (2ª, 587 mil). Trump aparece na 14ª posição, com 19,6 milhões, e “Lei Magnitsky” fica na 15ª (718 mil).
Em paralelo, as expressões de movimentações políticas em apoio ou crítica a líderes políticos e governo ganharam novos capítulos, abarcando, entre outras pautas atuais, a aplicação da lei dos EUA a Moraes. “GRANDE DIA”, que também trouxe discursos sobre a recente prisão de Zambelli, figurou na 4ª posição da lista brasileira, com 612 mil menções. Vale dizer que este termo é usado por usuários de variados posicionamentos políticos. Já a expressão “IMPUNIDADE NÃO PASSARÁ”, avistada na 20ª (152 mil), está entre os termos dos discursos majoritariamente da esquerda. “OBRIGADO EDUARDO BOLSONARO” aparece apenas na 34ª, com 63 mil.
A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade — o quão recente é o tópico.
ANÁLISE AMOSTRAL DAS REDES
Ainda o X, até as 9h de hoje também, uma análise amostral de 971 mil publicações em português, feitas entre ontem (30) e hoje (31) por cerca de 84 mil usuários únicos, acumula cerca de 156 milhões de impressões (frequência com que seu conteúdo aparece nas telas) e 6,8 milhões de curtidas.
O pico de conteúdos foi registrado às 14 horas da quarta. O influenciador Felipe Neto, o apresentador Danilo Gentili e o veículo G1 se sobressaíram como os emissores mais seguidos que pautaram o assunto. Já o jornalista e influenciador Ricardo Pereira e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) foram os responsáveis pelos posts mais compartilhados na rede de Musk.


Nas redes da Meta, o tema também apresentou alta capilaridade. No Facebook, 19,5 mil publicações abordaram a aplicação da Magnitsky a Moraes, e no Instagram, 5,9 mil. Nestas plataformas, os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Mário Frias (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF) figuraram entre os publicadores com discursos de maior apelo, assim como as páginas de mídia independente Diário do Poder, Conexão Política, Brasil Paralelo e Mais Sudeste, o influenciador Thiago Asmar e perfis da grande imprensa, a exemplo de InfoMoney e UOL Notícias.

NO GOOGLE
No Google Trends, Alexandre de Moraes chegou a ocupar a 5ª posição das buscas no Brasil nas últimas 24 horas, registrando mais de 500 mil pesquisas. O pico de procura é visto às 22h12 da quarta-feira (30). Nas buscas relacionadas a esta, aparecem “Lei Magnitsky o que é”, “Hugo Motta”, “Alexandre de Moraes corinthians” e “Alexandre de Moraes dedo do meio”, além de outros termos.

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!