Sete (72%) em cada 10 brasileiros das classes A, B e C consomem algum streaming de vídeo. Entre quem assiste a filmes e séries em plataformas pagas, 27% assinam apenas um serviço, 26% usam de 2 a 3 streamings diferentes e 19%, assinam 4 ou mais, aponta pesquisa da Nexus.
A assinatura de 4 ou mais streamings é maior entre brasileiros da classe A (44%), com ensino superior completo (29%) e moradores do Norte/Centro-Oeste (24%). Na outra ponta, quem não se encaixa na População Economicamente Ativa (37%), os moradores do Nordeste (35%), solteiros (34%) e brasileiros da classe C (32%) são os principais segmentos que assinam apenas 1 streaming.
Entre as plataformas de vídeo disponibilizadas no Brasil, a Netflix é a mais popular entre as classes A, B e C, assinada por 59%. Líder de mercado, o streaming é mais assistido por moradores do Sul (78%), brasileiros da classe A (71%) e com ensino superior completo (71%). Em seguida, os brasileiros assinam o Prime Vídeo (33%), Globoplay (26%), HBO Max (22%) e Disney Plus (22%).
SERVIÇOS DE STREAMING DE VÍDEO CONTRATADOS

“Os serviços de streaming estão cada vez mais populares no Brasil. E isso não é mostrado apenas pelo número de assinantes, mas pelo número de pessoas que consomem os serviços no dia a dia. A Netflix, por exemplo, tem 25 milhões de assinantes, mas pouco mais de 70 milhões de pessoas (59% dos 120 milhões de brasileiros representados pela pesquisa Nexus) que acessam o serviço no país”, explica Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
A Netflix também é considerada a melhor e mais completa plataforma de streaming por 48% dos entrevistados. Para 76%, ela está no top 3 assinaturas com maior qualidade e variedade de filmes e séries e é preferência das mulheres (83%) mais do que dos homens (69%). Os mais ricos (85%) e os moradores do Nordeste (85%) também costumam optar pela plataforma.
O Prime Vídeo é a segunda plataforma mais citada no top 3, escolha de 48% dos brasileiros. A popularidade é maior entre quem é da classe B (61%) e quem tem ensino superior completo (60%).
Já a Globoplay foi a escolha de 33% dos entrevistados para completar o pódio. Os baby boomers (46%), quem tem hoje entre 61 e 79 anos, são os que mais colocaram o streaming brasileiro entre os três melhores, assim como a geração X (43%), que têm entre 45 e 60 anos, e moradores do Sudeste (40%). Os entrevistados poderiam elencar até 3 plataformas de streaming.
Filmes são a primeira opção
Na hora de escolher o que assistir, os filmes (81%) são a principal opção, seguido de séries (73%), conteúdos jornalísticos/noticiários (27%) e documentários ou programas de não-ficção (26%). Depois, em ordem, estão novelas (22%), conteúdo esportivo (22%), programas infantis/animações (14%), shows/concertos musicais (9%) e reality shows (7%). Os entrevistados podiam escolher até 3 opções.
PREFERÊNCIA DE CONTEÚDO EM STREAMINGS

Apesar de 35% dos entrevistados afirmarem que aumentaram em algum nível o consumo de TV tradicional após a assinatura de serviços de streaming, 69% desse público assistem a mais séries e filmes nas plataformas do que consomem televisão tradicional. Ao todo, 58% disseram assistir muito mais.
CONSUMO DE STREAMING X CONSUMO DE TV

Em relação ao dinheiro gasto com as plataformas, 35% dos brasileiros das classes A, B e C afirmaram gastar até R$ 50,00 com streamings de vídeo, outros 35% gastam entre R$ 51,00 e R$ 100,00. E 13% disseram pagar entre R$ 101,00 e R$ 200,00 e apenas 5%, acima de R$ 200,00. Outros 12% não souberam ou não quiseram responder.
Variedade é principal motivo para assinatura de streaming
Para 68% dos entrevistados, a grande variedade de filmes e séries nas plataformas é o principal motivo para a assinatura de streaming. Já 34% elegeram o bom custo-benefício e 29%, o conteúdo exclusivo e original. Os brasileiros das classes A, B e C elencaram ainda a facilidade de uso da plataforma (23%), qualidade de imagem e áudio (19%) e recomendações personalizadas (8%) como razões para a assinatura de streamings de vídeo. Os entrevistados podiam escolher até dois motivos.
Entre as principais plataformas, assinantes da Netflix (75%) e do Prime Vídeo (73%) foram os que mais deram valor à variedade de conteúdos na hora de assinar um streaming. Já os preços mais acessíveis foram um motivo maior para quem optou pela HBO Max (39%) e Globoplay (37%). O conteúdo original foi eleito por 38% dos assinantes do Prime Vídeo como um motivo para o consumo do streaming.
METODOLOGIA
A Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados entrevistou, face a face, 1.000 cidadãos das classes A, B e C com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), entre os dias 14 e 20 de julho de 2025. A margem de erro no total da amostra é de 3 p.p, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região e (d) PEA.
Para esta pesquisa da Nexus, as classes A, B e C foram consideradas, segundo o Critério Brasil, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep). Somadas, essas classes representam, aproximadamente, 120 milhões de brasileiros.
Renda Média
A – R$ 26.811,68
B1 – R$ 12.683,34
B2 – R$ 7.017,64
C1 – R$ 3.980,38
C2 – R$ 2.403,04
Fonte: valores segundo a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep)
GERAÇÕES
Baby Boomers – 1946 e 1964 (entre 61 e 79 anos)
Geração X – 1965 – 1980 (entre 45 e 60 anos)
Millennials – 1981 a 1996 (entre 44 e 29 anos)
Geração Z – 1997 a 2012 (entre 28 e 13 anos)
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