A vasta oferta de torneios de futebol, seja na TV aberta ou fechada, streaming ou mesmo no rádio, tem sido de grande valia para saciar a vontade dos torcedores pelo esporte. E mesmo diante de tantas opções, a preferência de dois em cada três brasileiros (66%) é pelo Brasileirão (Campeonato Brasileiro Série A) e pela Copa do Brasil. O torcedor brasileiro valoriza e aprova, acima de tudo, as grandes competições de casa.
Especificamente sobre a Séria A do brasileiro, a impressão positiva é compartilhada principalmente entre jovens de 16 a 24 anos (77%), homens (79%), pessoas com o ensino superior (72%), brasileiros com renda maior que cinco salários mínimos (74%), autodeclarados pretos (69%) e pardos (68%) e moradores das regiões Norte/Centro-Oeste (70%) e Sudeste (70%). Os dados são da ampla pesquisa sobre futebol feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Nexus.
Maioria vê Brasileirão e Copa do Brasil melhores que Champions League
Numa comparação com torneios internacionais e continentais, o Brasileirão divide liderança com outro conterrâneo: a Copa do Brasil. A liga nacional é considerada ótima ou boa por 66% dos entrevistados, regular para outros 11%, e ruim ou péssima para apenas 4%, enquanto 19% não souberam ou não opinaram. Já o torneio de mata-mata ostenta os mesmos 66% de ótimo ou bom, com 13% de regular, 5% de ruim e péssimo, e mais 16% que não opinaram.
A Copa Libertadores da Américaé a competição internacional melhor avaliada, com 63% de ótimo ou bom, 13% de regular, apenas 3% de ruim ou péssimo e 21% que não responderam.
Já a badalada Champions League, ou Liga dos Campeões da Europa, principal torneio de clubes europeu, é apenas o quinto melhor avaliado (54% de ótimo ou bom, 12% de regular, 4% de ruim ou péssimo e 30% que não analisaram). Ela ainda fica atrás do Mundial de Clubes, competição que mudou de regulamento em 2025, e é bem avaliada por 58%, regular para 13% e ruim ou péssima para 5% – outros 24% não souberam ou não opinaram.
Como você avalia as seguintes competições?
Estaduais e Série B são mais bem cotados que ligas europeias
Em um país de dimensões continentais, há quem equipare os torneios estaduais do Brasil aos campeonatos nacionais europeus. Ao menos na preferência dos torcedores locais, a melhor avaliação é justamente para as competições daqui. A pesquisa da Nexus e da CBF captou que os campeonatos estaduais, que ocorrem no primeiro semestre do ano, e a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, que ocorre no segundo semestre, têm preferência em relação às três principais ligas da Europa.
Com 46% de bom ou ótimo, 24% de regular e 8% de ruim ou péssimo (22% não avaliaram ou não sabem), os campeonatos estaduais se destacam. Em seguida, vem a Série B do Brasileirão, vista como boa ou ótima por 45% (outros 23% de regular, 8% de ruim ou péssimo e 24% não opinaram).
As poderosas ligas europeias não desfrutam do prestígio/audiência dos brasileiros: quatro em dez brasileiros não souberam avaliar os campeonatos espanhol, inglês e italiano, todas com baixa popularidade. A que obteve o melhor conceito foi a LaLiga, ou Campeonato Espanhol, com 41% de bom e ótimo, 15% de regular, 6% de ruim ou péssimo – 38% não avaliaram. A Premier League, ou Campeonato Inglês, tem 40% de ótimo ou bom, 14% de regular, 6% de ruim ou péssimo e 40% que não opinaram. Já a Série A, ou Campeonato Italiano, aparece com apenas 35% de ótimo ou bom, 19% de regular, 6% de ruim ou péssimo e os mesmos 40% que não responderam.
Outros torneios locais, como as séries D e C do Campeonato Brasileiro, têm índices de popularidade parecidos e são mais reconhecidos pela população que as ligas europeias (com 35% não sabendo avaliar em ambos os casos). Criada em 2009, a Quarta Divisão é ótima ou boa para 28%, regular para 23% e ruim ou péssima para 14%. Já a Terceira Divisão tem 27% de ótimo ou bom, 23% de regular e 15% de ruim ou péssimo.
“Isso demonstra a força do futebol nacional. Mais que bairrismo, é uma demonstração da popularidade do nosso Campeonato Brasileiro. Basta dizer que nos últimos 25 anos, tivemos 11 campeões diferentes. Nenhum outro campeonato sulamericano ou europeu tem essa variedade de vencedores, todos são concentrados em dois, três ou quatro times. Essa variedade e pujança expressam uma tradição brasileira, que produz grandes jogadores e elencos, que não se perpetuam nas conquistas, porque todo ano há desafios gigantes para quem quer se manter no topo”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.006 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!