Aos 19 anos, o tenista carioca João Fonseca encerra o ano de 2025 em sua melhor forma, tanto nas quadras quanto no ambiente digital. Um levantamento especial da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou o período de dezembro de 2024 a outubro de 2025, confirma que o atleta se consolidou como um dos nomes mais engajados do esporte, acumulando milhões de interações e criando um forte movimento de idolatria nacional.
O levantamento da Nexus se debruçou sob os perfis de Fonseca no Instagram e no TikTok, além de realizar Social Listening nas redes X, Facebook, YouTube e Bluesky. Em 2025, o tenista conquistou os títulos inéditos do ATP 250 de Buenos Aires e do ATP 500 da Basileia, saltando 121 posições no Ranking ATP para a 24ª colocação. A ascensão no circuito, combinada com seu carisma, gerou 137 mil publicações e 25,6 milhões de interações nas redes sociais sobre o atleta no período analisado.
Crescimento exponencial no Instagram
João Fonseca alcançou a marca de 1,21 milhão de seguidores no final de outubro de 2025. Em apenas nove meses, o tenista obteve um ganho de 938 mil seguidores. O maior pico de crescimento ocorreu em janeiro, com 463,8 mil novos seguidores, impulsionado pela estreia com vitória no Australian Open. Em termos de conteúdo, foram 147 publicações no período de 10 meses, sendo 67% delas em formato de collab. O engajamento total acumulado foi de 11 milhões de interações, com média de 75,1 mil interações por publicação.
Os jogos e as conquistas do tenista motivaram picos de interatividade: o post campeão de engajamentos (541 mil interações) foi um reels após a vitória no ATP 500 da Basileia, em 26 de outubro. Já o post que liderou em compartilhamentos (mais de 33 mil) foi um reels em collab com a página do Australian Open, após a vitória da estrela brasileira sobre o russo Andrey Rublev, em 14 de fevereiro.
Fonseca dobra número de seguidores no TikTok em 10 meses
Apesar de menos publicações (34), o tenista brasileiro acumulou 209 mil interações totais no TikTok durante o período analisado, média de 6 mil interações por vídeo. Nesse intervalo, Fonseca praticamente dobrou seu número de seguidores, foram quase 15 mil novas contas, totalizando 31,4 mil seguidores no perfil. Seguindo a tendência do Instagram, o pico de engajamento no TikTok foi impulsionado pela vitória no ATP 500 da Basileia, com o post relacionado sendo o de maior sucesso, alcançando 33,5 mil interações.
Conquistas de João Fonseca lideram picos de conversas nas redes
A amostra de social listening totalizou 137 mil postagens e 25,6 milhões de interações sobre João Fonseca entre dezembro de 2024 e outubro de 2025, com o envolvimento de 29,1 mil usuários únicos. Os picos de conversas foram diretamente ligados às suas maiores conquistas: o título do ATP 500 da Basileia (26/10) gerou o recorde de 12.212 posts sobre o atleta, seguido pela vitória contra Rublev no Australian Open e o título em Buenos Aires.
A narrativa é majoritariamente positiva (“vence”, “título”, “melhor”) e centrada em uma forte identidade nacional, com a dominância das palavras “Brasil” e “Mundo”. Esse forte sentimento de pertencimento e idolatria levou ao surgimento de neologismos de fã-clube, como “fonsequizado” e “fonsequismo”, evidenciando uma base de apoio leal.
A imprensa esportiva (Sportv, ESPN Brasil, UOL Esporte, TNT Sports BR e Site Tênis News), assim como influenciadores (CazéTV) e canais especializados em tênis (Tênis Além do Óbvio e Brasil no Tênis), são os principais responsáveis por direcionar o debate sobre João Fonseca nas redes sociais.
METODOLOGIA
As redes de João
Com dados retroativos de 10 meses, entre dezembro de 2024 e outubro de 2025, extraídos das redes por meio de ferramentas de social listening e coleta manual, foi feita uma análise dos perfis do tenista nas redes Instagram e TikTok.
Social Listening
Por fim, voltando o foco para Fonseca, o levantamento detalha o que os usuários das redes X, Bluesky, Instagram, Facebook e YouTube estão falando sobre o jovem tenista brasileiro, bem como quais são os principais emissores entre discursos da amostra.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
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