47% dos brasileiros assistem a, pelo menos, um jogo de futebol por semana

estudos divulgados
Levantamento atesta o poder da TV aberta para a transmissão de jogos esportivos. Preferência absoluta é de partidas do futebol nacional em detrimento dos campeonatos internacionais

O futebol não é apenas um símbolo cultural brasileiro, ele literalmente faz parte da rotina das pessoas. É o que comprova uma pesquisa da Nexus, encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sobre o esporte nacional. Segundo o levantamento, sete (73%) em cada dez brasileiros costumam acompanhar partidas de futebol. Sendo que quase metade dos brasileiros assiste a, pelo menos, um jogo por semana, revelando que o hábito está presente na rotina do país do futebol.

A frequência semanal de, ao menos um jogo, acompanha a vida de 47% dos entrevistados pela Nexus. Sendo que, destes, 16% assistem a vários jogos na semana, outros 17% assistem a mais de um e 14% acompanham um jogo durante a semana. No universo geral, ainda há 5% que acompanham um jogo a cada 15 dias, 6% veem uma partida por mês e 15% eventualmente. No total, a pesquisa mostra que 58% dos brasileiros assistem a uma partida de futebol por mês. Já 2% não assistem a nenhum evento futebolístico.

As maioresregularidades no hábitosemanal são entre homens (64%), brasileiros entre 16 e 24 anos (56%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (53%), moradores do Sudeste (51%) e do Norte/Centro-Oeste (51%) e pessoas autodeclaradas pretas 52%. Por sua vez, o grupo que não assiste a partidas de futebol é composto por: maioria de mulheres (36%), moradores do Nordeste (34%), pessoas acima de 60 anos (30%) e de 41 a 59 anos são 29%, brancos (29%) e Analfabetos/Sabe ler e escrever são 41%

Com que frequência você costuma assistir a partidas de futebol?

Oito em cada dez brasileiros têm um time pra chamar de seu
Além da rotina de acompanhar o futebol, 78% dos entrevistados declararam torcer para algum time, enquanto 22% não apontam umaequipe do coração. O que significa que parte dos que não acompanham o esporte – ou mesmo dizem que não gostam de futebol – simpatizam com alguma agremiação. O futebol compõe a identidade até de brasileiros que não acompanham o esporte.

Nesse recorte de torcedores, há mais homens (87%) do que mulheres (69%), assim como jovens entre 16 e 24 anos (83%) do que acima dos 60 anos (72%). Há também maior fatia entre Sudestinos (82%) do que entre Nordestinos (71%), bem como entre aqueles que possuem renda de dois a cinco salários mínimos (82%) comparados a quem recebe até um salário mínimo (74%).

Você torce para algum time de futebol, sim ou não?

41% acompanham mesas redondas
Além de acompanharem os jogos, grande parte dos brasileiros também têm o hábito de se informar sobre futebol. Entre as figuras mais comuns, estão os debates em mesas redondas, seja pela televisão, rádio ou plataformas de streaming. As chamadas “resenhas” são consumidas por 41% dos brasileiros – dos quais 24% assistem ao menos uma vez por semana.

Por falar em consumo, a pesquisa da Nexus e da CBF aponta que 77% das pessoas consomem futebol pela mídia, por meio de um de seus quatro principais formatos (TV aberta, TV fechada, rádio ou streaming). Apenas 6% consomem todos os formatos, mas 22% acompanham através de três deles, 20% acompanham por dois e 29% são fiéis a apenas um dos formatos. Por sua vez, apenas 23% não consomem futebol pela mídia.

Disparadamente, a TV aberta detém a audiência mais cativa: 61% assistem a, pelo menos, um jogo por mês nesse formato, enquanto outros 10% assistem a algumas vezes por ano e 29% não acompanham por esta mídia.

Em seguida, vem a TV fechada, com 38% de espectadores mensais, outros 5% algumas vezes por ano e 55% que não assistem; fenômeno mais recente, o streaming tem 27% dos brasileiros sintonizados mensalmente em futebol, com outros 5% algumas vezes por ano e 66% que nunca assistiram. Já o rádio, veículo mais tradicional, tem apenas 10% de entrevistados que acompanham por mês, mais 4% algumas vezes por ano enquanto 85% não ouvem partidas de futebol por esse formato.

Dois em cada dez brasileiros torcem diretamente na arquibancada
Evidentemente que a mídia oferece a oportunidade de acompanhar mais jogos de futebol do que ao vivo. Em alguns estados e municípios, a oferta de partidas ao vivo é bem restrita. Mas é nos estádios e nas arenas onde o jogo acontece. E o chamado “torcedor de arquibancada” se faz presente.

Atualmente, 19% dos brasileiros dizem que vão às arquibancadas para assistir às partidas. Outros 22% já frequentaram estádios de futebol, mas deixaram de ir. A grande maioria (59%), entretanto, nunca sentou nas arquibancadas. Deste universo, 63% são jovens de 16 a 24 anos.Público feminino é 72%; de 41 a 59 anos (62%); até 1 SM (69%); moradores do Nordeste (63%). Um dado interessante é que quase metade dos idosos (+60 anos) já foram ao estádio e 32% desistiram (não vão mais).

A principal justificativa para não frequentar os jogos, apontada por 41%, é meramente falta de interesse em futebol. Outros 23% citam questões de segurança e 12% questionam o preço dos ingressos.

“De maneira geral, o futebol segue sendo a paixão nacional. O mundo hoje oferece diversas formas, sejam as mais tradicionais ou as modernidades da tecnologia, para se acompanhar, se informar, viver esse esporte. Estamos buscando aperfeiçoar as experiências, conquistar o torcedor para que vá a campo acompanhar o espetáculo, se entreter, vivenciar a experiência social que é uma partida de futebol, que desperta paixões, emoções, une e agrega pessoas. Essa é a essência do esporte, que está na alma do brasileiro”, analisa o presidente da CBF, Samir Xaud.

METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.006 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!