51% avaliam: IA pode tomar decisões melhores que um ser humano

estudos divulgados
Levantamento mostra também que 63% dos brasileiros já utilizaram ferramentas de IA e 30% já recorreram aesta tecnologia para entender temas complexos, como política, economia e ciências

As ferramentas de inteligência artificial fazem cada vez mais parte da vida dos brasileiros. A pesquisa da Nexus revela que 51% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial pode tomar decisões melhores que um ser humano em certas situações. Apesar da maioria enxergar vantagens nas ferramentas de IA generativas (ferramentas como Gemini, ChatGPT, Veo3, IA do Canva, Copilot ou Midjourney), 45% ainda acreditam que IAnão supera a decisão humana. Outros 4% não souberam ou não responderam. A pesquisa captou também diferentes percepções da população sobre as novas tecnologias.

A opinião de que a IA pode tomar decisões melhores que um ser humano em certas situaçõesé especialmente mais elevada entre jovens de 18 a 30 anos, a chamada geração Z (64%), em brasileiros com ensino médio (56%), os que recebem mais de cinco salários mínimos (55%) e dos moradores do Norte e Centro-Oeste (53%).

Por sua vez, dos 45% que não veem as plataformas de IA com essa capacidade, os mais enfáticos são os maiores de 60 anos (57%), pessoas com ensino fundamental (51%), homens (49%) e moradores do Nordeste (49%).

Você acredita que a IA pode tomar decisões melhores que um ser humano em certas situações?

O uso e a frequência das ferramentas de IA pelos brasileiros

Atualmente, 63% dos brasileiros já utilizaram ferramentas de inteligência artifical. Desse total, 16% usam tecnologias baseadas em IA, literalmente, todos os dias.Quando se amplia essa periodicidade, a escala também sobe. Isso porque outros 20% fazem esse uso algumas vezes por semana, 9% algumas vezes por mês e 18% raramente utilizam. Considerando esse universo, 45% dos brasileiros utilizam IA algumas vezes no mês. Apenas pouco mais de um terço da população (36%) nunca fez uso de IA.

37% dos brasileiros já tiveram uma decisão de compra influenciada pela IA
O uso frequente das ferramentas de IA também está cada vez mais atrelado ao consumo. De acordo com a pesquisa da Nexus, 37% dos brasileiros já tiveram uma decisão de compra influenciada pela Inteligência Artificial (por exemplo, ChatGPT, Gemini, Grok (do X/Twitter), Meta AI (do Whatsapp).

Esse hábito é maior ainda entre o público de 18 a 30 anos, a chamada geração Z (46%), quem ganha acima de cinco salários mínimos (45%), possui ensino superior (44%), homens (40%) e moradores da região Sudeste (42%). “Não há como negar o impacto dessa geração de conteúdo, o que sugere a necessidade, por parte das empresas, de preparação, estratégia e adaptação à uma realidade que está aí”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

Já tomou uma decisão de compra influenciado por informações de alguma tecnologia de IA?

IA é utilizada por 48% dos brasileiros para buscar informações gerais
Além das compras, o uso de IA pelos brasileiros está ligado a diversos fatores. A pesquisa da Nexus mostrou ainda que a maior parte desses acessos está ligada à busca por informações gerais (48%), mas também é comum a utilização para estudar ou aprender algo novo (45%), criar conteúdos (41%) ou para lazer e entretenimento (39%). São funções distintas, o que demonstra a pluralidade que a ferramenta atingiu em tão pouco tempo de presença na vida das pessoas.

Há de se ressaltar também outras finalidades nos hábitos de IA: 38% declaram utilizá-la para ajudar em questões de saúde e bem-estar, 38% para automatizar tarefas de trabalho ou de estudos e 37% para melhorar a produtividade.

Busca por temas complexos, como política, economia e ciências
Também não se deve desprezar que 30% dos brasileiros já recorreram à IA para entender sobre temas considerados complexos, como política, economia e ciências. “As tecnologias já estão presentes no cotidiano de uma a cada duas pessoas, tendência que só faz aumentar, sobretudo quando analisamos a rotina das novas gerações, a evolução baseada em escolaridade e renda. Estamos, portanto, falando de um público consumidor representativo e ávido por novas tecnologias, cujos hábitos são cada vez mais direcionados à IA”, reforça Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

A pesquisa da Nexus aponta que seis em cada dez brasileiros enxergam como positiva a presença da IA no dia a dia, enquanto apenas 25% veem como negativa. A visão otimista é maior entre homens (67%), quem ganha mais de cinco salários mínimos (65%), jovens de 18 a 30 anos (63%) e com ensino superior (63%). Já a resistência é maior entre pessoas acima de 60 anos (33%), mulheres (31%), pessoas com ensino fundamental (28%) e entre quem recebe abaixo de um salário mínimo (28%).

METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.012 cidadãos com idade a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, de forma presencial. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!