69% dos brasileiros pedem leis ambientais mais rigorosas

estudos divulgados
7 em cada 10 brasileiros acreditam que as leis ambientais em vigor no país deveriam ser reforçadas para garantir a manutenção das matas nacionais e punir crimes ambientais; apenas 13% defendem flexibilização

A grande maioria dos brasileiros pede mais rigor para as leis ambientais. Pesquisa da Nexus aponta que 69% dos brasileiros acreditam que as leis ambientais em vigor no país deveriam ser reforçadas para garantir a manutenção das matas nacionais e punir crimes ambientais. Apenas 13% dos entrevistados defendem a flexibilização das leis ambientais para facilitar e agilizar licenciamentos para empresas e o agronegócio, enquanto outros 12% acreditam que a legislação atual já garante o equilíbrio entre meio ambiente e licenças.

“É notável como a pauta ambiental une os brasileiros, independentemente de sua avaliação sobre o governo ou o Congresso. A demanda por leis ambientais mais robustas é uma voz forte e uníssona em nossa sociedade, sinal de que cada vez mais os brasileiros estão preocupados com o avanço das mudanças climáticas e seus impactos no dia a dia, como temporais e queimadas, por exemplo”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

Há diferenças na percepção, de acordo com o perfil dos brasileiros. A análise demográfica da pesquisa da Nexus revela algumas nuances:

  • Sexo: 70% das mulheres e 67% dos homens defendem o reforço das leis ambientais.
  • Idade: o apoio ao endurecimento das leis é maior entre os mais jovens (71% para 16 a 24 anos e 25 a 40 anos), e se mantém elevado nas demais faixas etárias.
  • Escolaridade: A concordância com o reforço das leis é mais alta entre aqueles com Ensino Superior (74%).
  • Renda Familiar: 74% dos que possuem renda de 2 a 5 salários mínimos e 70% dos com renda acima de 5 salários mínimos apoiam o reforço das leis.
  • Região: as regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores percentuais a favor do reforço das leis ambientais (74% e 72%, respectivamente).

A pesquisa da Nexus também cruzou a percepção sobre as leis ambientais com a aprovação do trabalho do Presidente Lula e do Congresso Nacional:

  • Entre os que aprovam o Presidente Lula, 72% concordam que as leis ambientais deveriam ser reforçadas. Já entre os que desaprovam o trabalho de Lula, 67% também apoiam o reforço das leis, sinal de que a polarização política influencia pouco a visão dos brasileiros sobre o tema.

METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.021 cidadãos com 16 anos ou mais, em domicílio, nas 27 Unidades da Federação, entre 14 e 20 de julho de 2025. A margem de erro total da amostra é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!