84% dos jovens veem conhecimento em IA como chave para emprego, diz pesquisa

estudos divulgados
Levantamento mostra também que, quando se avalia a utilização das ferramentas de IA, 69% dos jovens acham que elas podem ajudar no processo de aprendizagem

A inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja profissionalmente ou na rotina pessoal, a utilização do recurso parece um caminho sem volta. Pesquisa da Demà e da Nexus atesta a representatividade da IA: Oito em cada 10 jovens entre 14 e 29 anos (84%) acreditam que o conhecimento sobre Inteligência Artificial (IA) é um fator impactante para conseguir emprego. O levantamento mostra também que 11% avaliam que não faz diferença, 3% acham que seja até prejudicial e 2% não souberam responder.

Quando se avalia a utilização das ferramentas de IA, 69% dos jovens acham que elas podem ajudar no processo de aprendizagem, enquanto 24% avaliam que podem prejudicar e 7% não sabem ou não souberam responder.

93% dos jovens brasileiros entre 14 e 18 anos já ouviram falar de IA

A pesquisa da Demà e da Nexus aponta também que quanto mais jovem maior a taxa defamiliaridade com a tecnologia. O contato com as ferramentas de IA é maior entre 14 e 18 anos, em que 93% têm algum conhecimento e apenas 7% não possuem. As demais faixas etárias (19 a 24 anos e 25 a 29 anos) têm familiaridade com a tecnologia de 89% e 88%, respectivamente.

Além disso, mais de 80% desses jovens percebem o uso da IA em múltiplas aplicações, especialmente nas assistentes de voz dos smartphones, como Siri e Alexa (92%), e em pesquisas do Google (89%). Mas o recurso também é notado nas sugestões de vídeos em plataformas como YouTube e Tiktok (85%), carros que dirigem sozinhos (81%), robôs de limpeza (80%) e filtros de foto em aplicativos como o Instagram (80%).

Para 86% dos jovens, a IA pode ajudar em tarefas e atividades cotidianas, sejam nos estudos ou no trabalho. Apenas 12% discordam dessa visão, enquanto 2% não sabem ou não souberam responder.

Curiosamente, o significado da tecnologia não é tão coeso assim: 36% não sabem responder para que de fato ela serve. Enquanto 13% dizem que o sentido é de tecnologia inteligente e 12% acreditam que ela ajuda em estudos, pesquisa ou no trabalho.

71% dos jovens acreditam que o recurso ajuda no dever de casa

Tanta familiaridade faz da IA o “Google da nova geração”, por sua utilização em pesquisas e no auxílio a estudos e trabalhos. Isso porque 83% dos entrevistados admitem utilizar a ferramenta para fazer pesquisas gerais ou acadêmicas. Outros 71% acreditam que o recurso ajuda no dever de casa, em trabalhos e estudos para provas de escolas, das faculdades, universidades ou do ensino técnico. Já 70% utilizam para traduzir textos, enquanto 67% optam para resumir ou corrigir publicações.

Dois terços (66%) utilizam a IA para gerar novas ideias para alguma atividade, outros 63% criam imagens e 62% usam para escrever novos textos. Por fim, 52% usam para preparar apresentações ou relatórios.

“É muito representativo que, pelo menos, metade dos entrevistados confirmem que usam IA de alguma forma. Sem dúvidas, a Inteligência Artificial éum agente facilitador das nossas demandas diárias um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nesta pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, analisa Juan Carlos Moreno, Diretor da Demà.

7 em cada 10 entrevistados têm contato quase diário com IA

A percepção da IA se faz também no cotidiano da juventude. Sete em cada dez entrevistados têm contato quase diário com a tecnologia, enquanto outros 13% se envolvem com a ferramenta algumas vezes por semana e 3% têm alguma relação mensal. Por sua vez, 8% têm contato raro, e apenas 5% nunca utilizam a tecnologia – 2% não souberam ou não responderam.

Nessa estatística, chama a atenção a distinção por escolaridade. Enquanto 85% dos estudantes de nível superior têm contato quase diário com a IA, no ensino médio, essa relação cai para 71%, e no fundamental é de 57%.

METODOLOGIA

A Nexus entrevistou 2.016 cidadãos com idade entre 14 e 29 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre 14 e 20 de julho. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

SOBRE A DEMÀ
A Demà está presente em todo o Brasil, fomentando a educação e a inovação, impulsionando a distribuição de renda e o protagonismo de jovens. Há mais de 30 anos em atividade, a instituição é sinônimo de transformação social na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade e desde 2023, é parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Fundación SES (Argentina), e líder, no Brasil, das ações de promoção dos valores olímpicos aplicados ao mundo do trabalho educativo por meio do módulo Educação, Esporte e Meios de Vida.

CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

 

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!