Já Maria de Fátima, personagem fictícia da atriz, chegou a registrar 1,5 milhão de interações nos picos da trama, meses de abril e julho de 2025
A participação da atriz Bella Campos no remake de Vale Tudo, como a icônica vilã Maria de Fátima, provocou uma jornada digital intensa e contraditória. Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que, enquanto a performance da atriz enfrentou forte volatilidade e queda de algumas métricas-chaves, o perfil criado para sua personagem na trama foi um sucesso absoluto desde o primeiro minuto.
A instabilidade da imagem da atriz se refletiu nos números: entre setembro de 2024 e setembro de 2025, a média de interações em sua página do Instagram caiu 47% em comparação à média entre janeiro e agosto de 2024, mesmo com um aumento de 17% na frequência de suas publicações no mesmo período. Ao comparar o período entre janeiro de 2023 e agosto de 2024 (antes dos boatos que Bella seria a nova Maria de Fátima), com o período de setembro de 2024 a setembro de 2025, a retração do engajamento no Tik Tok foi ainda mais acentuada, recuando 53%.
A análise da base de seguidores de Bella Campos no Instagram confirma a montanha-russa: entre setembro de 2024 e março de 2025, período dos boatos e das críticas iniciais à performance da atriz, Bella perdeu 6,1% de seus seguidores. Com o início da novela, o “Efeito Maria de Fátima” ajudou a reverter a curva, gerando ganho de 4,7% entre março e setembro de 2025. Ainda assim, no acumulado do ano, a atriz registrou perda geral de 1,7% de seguidores.
A volatilidade coincide com picos de debates negativos nas redes, onde mais de 169 mil publicações foram analisadas nas redes X, Instagram e Facebook. As discussões foram impulsionadas por controvérsias sobre sua atuação em Vale Tudo, a briga com o ator Cauã Reymond nos bastidores e a recusa em dar entrevista ao portal de notícias Leo Dias. No TikTok, apesar da queda no engajamento, a alta exposição da novela impulsionou um crescimento de 12% em sua base de seguidores entre setembro de 2024 e 2025.
Maria de Fátima: o fenômeno no Instagram
Em contraste, o perfil da personagem Maria de Fátima no Instagram (@fatimaaciolireal) se estabeleceu como um fenômeno: a conta conquistou mais de 262 mil seguidores em menos de 15 dias após sua criação e, depois disso, registrou um crescimento de 163% entre 15 de abril e 15 de setembro. Ao longo do período, a página acumulou mais de 6 milhões de interações, mostrando que a estratégia transmídia foi um sucesso. Os picos de engajamento, que superaram 1,5 milhão de interações nos meses de abril e julho, coincidiram com momentos cruciais da novela, como o casamento de Fátima com Afonso e o desmascaramento da personagem.
Vale Tudo
Remake do clássico de 1988, Vale Tudo revisita os dilemas morais e sociais do Brasil sob uma ótica contemporânea. A trama acompanha Maria de Fátima Accioli (Bella Campos), uma jovem ambiciosa que faz de tudo para ascender socialmente, refletindo temas como poder, ética e desigualdade, que continuam atuais, décadas após a versão original.
METODOLOGIA
A Nexus coletou os dados das redes X, Instagram, Facebook e TikTok por meio de ferramentas de social listening e coleta manual. O período de análise de performance do Instagram da Bella Campos foi de 01/01/2024 a 24/09/2025. O período de análise de performance do TikTok da Bella Campos foi de 02/01/2023 a 24/09/2025. Já o Social Listening nas redes X, Instagram e Facebook, focado no que os usuários estavam falando sobre a atriz, contemplou o período de 01/01/2024 a 08/10/2025. Por fim, a análise de performance do Instagram da Maria de Fátima foi feita com dados desde a criação do perfil (02/04/2025) a 24/09/2025.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Download do Estudo completo:
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!