Das seis séries originais das principais plataformas de streaming no Brasil, a novela Beleza Fatal, exibida pela Max, é a mais popular nas redes sociais em 2025, liderando o número de posts e interações no X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. Já os posts sobre Adolescência, da Netflix, registraram maior alcance, furando a bolha do mundo do entretenimento. Os dados são de estudo inédito da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.
As produções mais populares selecionadas para o levantamento foram: Beleza Fatal e The White Lotus (ambas da Max), Ruptura (AppleTV+), Adolescência (Netflix), Demolidor (Disney+) e Reacher (Prime Video).
As seis produções somaram 46 mil publicações nas redes, acumulando 5,8 milhões de interações, das quais 145 mil são comentários. Os conteúdos obtiveram cerca de 498 milhões de alcance potencial, ou seja, o número de pessoas que visualizaram as publicações ao menos uma vez.
“Chama atenção no estudo o fato de a série mais discutida nas redes sociais neste ano ser a primeira novela exibida em streaming no Brasil, possivelmente indicando um reflexo da força cultural desse produto no país, mesmo fora da TV aberta”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “Outro destaque é o tamanho do debate fomentado por Adolescência, que ainda com um volume menor de posts, atingiu mais gente no meio digital, mostrando a relevância dos temas discutidos na obra, como o uso das próprias redes sociais por adolescentes e a violência de gênero”, completa.
Beleza Fatal lidera número de posts
A primeira novela brasileira em streaming foi tema de mais da metade das publicações analisadas:
29 mil, o equivalente a 63% do total. Elas foram responsáveis por 2,53 milhões de interações, sendo 82 mil comentários, e alcance potencial de 148 milhões. Lançada oficialmente em 27/01 na Max e em 10/03 na Band, na TV aberta, a produção teve pico de conteúdos em 21/03, quando foi ao ar o último episódio, data em que foram identificados 1.978 posts sobre a obra.
Além dos números, o levantamento da Nexus analisou o conteúdo dos principais discursos, a partir da metodologia de grafos gerados a partir das publicações (imagem abaixo), em que os pontos representam palavras, o tamanho é a frequência de cada uma delas e a ligação significa a relação entre os termos.
Em Beleza Fatal, foram identificados 7 grupos principais (clusters) nesse grafo. O com maior volume se concentra no termo “Lola”, nome da vilã interpretada por Camila Pitanga. Algumas expressões em destaque no grupo são “amades”, “Lolaland” e “lolovers”, palavras do universo da personagem que é dona de uma clínica de estética e viralizadas por ela. Outros termos mencionados são “presa”, “diva”, “carisma”, “botox”, batom e Viviane, nome de sua assistente pessoal na trama.
O estudo da Nexus também identificou nos discursos nas redes sociais comparações entre Lola e a influenciadora Virgínia Fonseca, assim como com a cantora Anitta, citada pela personagem na série.
Os demais clusters são centrados nos termos “Max”, “Rog”, personagem interpretado por Marcelo Serrado; “Sofia”, nome da protagonista interpretada por Camila Queiroz; “Globo”, em referência a comparações com novelas do canal; “Band” e “Camila”, nome das duas atrizes principais da produção.
No ranking de principais perfis publicadores, a Max fica em 3º lugar tanto no X quanto no Facebook. Também se destacam posts de publicidade feitos por influenciadores, incluindo @luscas no X, com 7,3 milhões de seguidores; e @nazareamarga no Instagram, com 9,4 milhões de seguidores. Eles ocupam, respectivamente, o 2º lugar no ranking de principais publicadores sobre a novela no X e no Instagram. A liderança no X fica com o influenciador @alvxaro; no Facebook, com o Splash UOL e no Instagram, com Hugo Gloss.
Adolescência fura a bolha do mundo do entretenimento
Lançada pela Netflix em 13/03, Adolescência registrou 3,6 mil publicações (8% do total, em 4º lugar) e 1,3 milhão de interações (2º lugar), sendo 34 mil comentários. O principal destaque entre os dados é para o alcance de 152 milhões, superando todas as outras séries analisadas, inclusive Beleza Fatal, mesmo com um volume bem menor de posts.
Diferentemente de outras produções mais faladas nas redes, a obra conseguiu furar a bolha do entretenimento e da imprensa tradicional, incluindo nos debates virtuais perfis relevantes de setores da saúde mental, como a psiquiatra e influenciadora Ana Beatriz Barbosa, e da mídia especializada em tecnologia, a exemplo do TecMundo.
Ana Beatriz é o 2º perfil de publicador mais relevante sobre a série no Instagram identificado pelo estudo, atrás apenas da Netflix. A plataforma também lidera o ranking do Facebook. No X, o 1º lugar é da BBC Brasil.
Na análise do conteúdo publicado, as narrativas giram em torno dos termos “como assistir”, “Jamie Miller”, nome do protagonista interpretado por Owen Cooper; “rede social”, “escola” e “Owen Cooper”. Além dos elogios ao jovem ator e ao uso do plano sequência na obra, se destaca, no cluster “rede social” o debate sobre a influência da internet na vida das crianças e adolescentes e códigos usados pela nova geração, com presença de termos como “comportamento agressivo”, “bullying”, “misoginia” e “machismo”.
White Lotus é 2º série mais mencionada nas redes sociais
Depois de Beleza Fatal, White Lotus, também da Max, é a 2º série analisada com mais publicações (6,1 mil), 401 mil internações, sendo 7,7 mil comentários e 78 milhões de alcance potencial. Com 902 posts, o pico de menções foi registrado nos dias 17 e 18 de fevereiro, logo após o lançamento da 3ª temporada, em 16/02.
O perfil da própria plataforma é o principal nos debates tanto no X quanto no Facebook. No Instagram, se destaca o portal Hugo Gloss e a influenciadora Sofia Santino, que fez posts de publicidade sobre a série. Também chamaram atenção perfis de fandons da Lisa, cantora do grupo de K-pop Blackpink e atriz que interpretou a personagem Mook na obra.
Nos debates analisados, os principais termos são “Max”; “Tailândia”, cenário da obra; “Lisa”, “cena”, em referência um momento dos atores Patrick Schwarzenegger e Jason Isaacs, irmãos na série; “Mike”, nome do escritor e diretor de White Lotus; “ator”, com destaque para elogios a Walton Goggins, que interpreta Rick Hatchett; “irmão” e “Carrie”, nome da atriz que interpreta a personagem Laurie.
Ruptura, Demolidor e Reacher
Em volume de posts, Ruptura fica em 3º lugar, com 3,8 mil registros e 425 interações, sendo 8,4 mil comentários, e 64 milhões de alcance potencial. Os debates foram centrados nos termos “Adam Scott”, ator que interpreta o protagonista; “Mark Scout”; “Ben Stiller”, produtor-executivo e diretor da série; “último”, em referência ao episódio final da temporada”; e “Helly”, personagem de Britt Lower. Além de elogios ao ator e comentários sobre os acontecimentos da temporada, se destaca declaração da atriz Fernanda Torres sobre o desejo de trabalhar em Ruptura.
Responsável por 7% do total de publicações do estudo (3,2 mil), a série Demolidor teve sua primeira versão exibida pela Netflix entre 2015 e 2018 e faz parte do universo da Marvel Cinematic Universe (MCU). Um reboot-sequência foi lançado neste ano pela Disney+. As publicações sobre a obra geraram 1 milhão de interações, sendo 9,5 mil comentários e tiveram alcance potencial de 39 milhões. As narrativas se concentram principalmente nos termos “Marvel”, “Disney” e “Netflix”.
No fim do ranking, Reacher, da Amazon Prime Video, registrou 540 posts (apenas 1% do total), 119 mil interações, sendo 2,7 mil comentários e alcance potencial de 16 milhões. O destaque nos debates é para a Amazon e para o ator Alan Ritchson, que interpreta o protagonista.
Metodologia
Para o estudo, foram consideradas as séries originais mais populares em 2025 de acordo com o site FlixPatrol, especializado em classificações e dados de streamings. A Max teve duas produções selecionadas, já que Beleza Fatal é uma novela. Já a GloboPlay não foi incluída porque não foram encontrados registros de séries originais da plataforma no ranking de popularidade. A análise dos discursos nas redes sociais foi baseada em buscas de termos relacionados às produções no X, Instagram e Facebook de conteúdos publicados entre 1º/1 e 7/4 de 2025.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Marcella Fernandes – (61) 99154-4947
Lara de Faria – (21) 99233-4558