Dois em cada três brasileiros veem seleção favorita ou competitiva para a Copa do Mundo 2026

estudos divulgados
Levantamento sobre o futebol no Brasil aponta a Canarinho entre os favoritos ao hexacampeonato. Contratação do técnico Carlo Ancelotti injetou ânimo nos torcedores

Com o passaporte carimbado para mais uma Copa do Mundo Fifa em 2026, a Seleção Brasileira de Futebol Masculino consolidou a confiança da população. É o que revela ampla pesquisa realizada pela Nexus e encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O levantamento aponta que 43% dos brasileiros veem a equipe comandada por Carlo Ancelotti como favorita ao título mundial e outros 23% avaliam o time como competitivo. Números que demonstram o otimismo pelo desempenho da amarelinha no próximo mundial, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

Esse percentual é alavancado sobretudo entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, onde 59% acreditam no hexa. Também há maior otimismo entre pessoas que moram no Sul (53%), recebem até um salário mínimo (48%) e possuem ensino fundamental (45%).

Como você acha que a Seleção Brasileira chegará para disputar a Copa?

‘Efeito Ancelotti’ injeta confiança entre os torcedores

Contratado pela CBF no fim de maio e com um dos currículos mais vitoriosos da história do futebol, o treinador italiano Carlo Ancelotti é um dos responsáveis pela injeção de ânimo na torcida. A chegada de um comandante estrangeiro para o Escrete Canarinho é aprovada pela maioria (57%) dos brasileiros.Outros 26% desaprovam a estratégia, enquanto para 8% tanto faz e 9% não souberam ou não responderam.

Essa aprovação é maior entre jovens de 16 a 24 anos (72%), Norte e Centro-Oeste (68%), homens (66%) e com ensino superior (63%). Já a desaprovação da contratação de um técnico estrangeiro se sobressai no público acima dos 60 anos (33%), Analfabeto/Sabe ler e escrever(37%) e dosmoradores do Sudeste (28%), Nordeste (27%) e Sul (26%)

Quando indagados sobre a figura de Ancelotti, 53% acreditam que a contratação dele aumenta as chances do Brasil de chegar ao título mundial. Para 23%, esse fator não altera as perspectivas, enquanto 10% veem diminuir a possibilidade de sucesso na Copa do Mundo Fifa e 15% não souberam ou não responderam.

A percepção do impacto do italiano se faz mais presente entre homens (65%), na faixa dos 16 a 24 anos (65%), moradores do Sul, Norte e Centro-Oeste (57%)e possuem ensino superior (56%).Nos recortes de renda, as segmentações não se distanciam consideravelmente: os níveis entre de 1 até 2 SM (54%), de 2 até 5 SM (55%) e mais de 5 SM (56%)

A contratação do técnico Carlo Ancelotti deve aumentar, diminuir ou não alterar as chances de o Brasil ser campeão do mundo?

O treinador, aliás, ainda é uma novidade para boa parte dos torcedores. Numa pergunta estimulada sobre quem é o treinador da Seleção, quase a metade dos entrevistados (48%) respondeu corretamente o nome de Carlo Ancelotti. Nomes de treinadores anteriores, como Dorival Júnior (8%), Tite (6%), Fernando Diniz (3%), Felipão (3%) e Mano Menezes (3%) também foram citados. Todavia, 28% não souberam responder quem seria o técnico da amarelinha.

O reconhecimento de Ancelotti é seis vezes superior ao do técnico anterior, Dorival Júnior (8%), e supera com folga nomes históricos como Tite (6%).

“Estamos vendo a Seleção Brasileira crescendo e se consolidando como uma das forças para a próxima Copa do Mundo. É muito importante esse reconhecimento dos brasileiros. Estamos a menos de um ano da Copa do Mundo e, com essa proximidade, o espírito de torcer pela Seleção também cresce. O Brasil é o único país que nunca ficou fora de Mundiais, sempre tem desempenhos de destaque e em 2026 não será diferente. E desta vez, com um ingrediente especial: o maior treinador do mundo estará no banco. Particularmente, estou muito otimista de que vamos trazer o hexa”, analisou o presidente da CBF, Samir Xaud.

METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.006 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. 

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!