Federação Brasil da Esperança quase gabarita ranking da Nexus que avalia relevância nas redes

estudos divulgados
Análise mostra que, em termos de relevância nas redes sociais, federações podem ser vantajosas para os partidos

Uma das três federações brasileiras que irão disputar as eleições de 2026, o Brasil da Esperança, formado pelo PT, PV e PCdoB, alcançou quase o teto do ranking global de relevância IR² Nexus, com 99,8 pontos. O ranking é formado com base em uma metodologia proprietária da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados que equilibra volume de atividade, alcance, engajamento e eficiência em cinco redes sociais – X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok – entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho de 2025.

Além do Brasil da Esperança, duas outras federações estão cotada para disputar as eleições no ano que vem: a federação formada pela junção do PSOL e da Rede, que alcançou 21,1 pontos, e a União Progressista, formada pelos partidos União Brasil e PP, que alcançaram 5,96 pontos no ranking da Nexus. A federação formada pelo PSDB e pelo Cidadania não foi considerada para essa análise uma vez que as legendas já anunciaram a dissolução da parceria para o ano que vem.

“O PT, isolado, já alcança 93,3 pontos no IR² Nexus. A federação Brasil da Esperança tem um desempenho ainda melhor porque os partidos se complementam nas redes. Onde o Partido dos Trabalhadores falta, PV ou PCdoB compensam, elevando a média ponderada e reduzindo as lacunas”, destacou o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.

Todas as legendas que compõem as junções partidárias analisadas conseguiram, dentro de suas federações, aumentar o score global alcançado individualmente, inclusive o PT, que obteve a maior nota no IR² Nexus entre todos os 29 partidos brasileiros. O PCdoB obteve 6,8 pontos e o PV, 1,6. A mesma coisa aconteceu com o PSOL e a REDE, que tinham pontuado, respectivamente, 19,2 e 1,8 no score global. Com a pior pontuação entre as três federações, oUnião havia somado 4,2 pontos no IR² Nexus global e o Progressistas, 2,8.

“A análise mostra que, em termos de relevância nas redes sociais, federações e eventuais fusões podem ser muito vantajosas para os partidos. E sabemos que, cada vez mais, a presença digital se torna um fator fundamental para o desempenho eleitoral”, reforça Tokarski.

Desde 2015, o Congresso brasileiro aprovou projetos de lei para reduzir a fragmentação partidária e que impulsionaram a reorganização das legendas brasileiras. O mais importante deles, a cláusula de barreira, impediu o acesso ao fundo partidário e à propaganda de TV e rádio por partidos que não tenham desempenho mínimo nas eleições para a Câmara dos Deputados.

Em 2021, para melhorar as chances de partidos pequenos e médios de eleger parlamentares, foi aprovado um projeto que cria a possibilidade de federação dos partidos, uma espécie de “prévia” para uma fusão ou incorporação.

METODOLOGIA

O Índice de Relevância nas Redes (IR² Nexus) foi construído por scores que equilibram a quantidade de publicações, o engajamento (interações ponderadas), o alcance (base de seguidores) e a eficiência (média de interações por post), destacando não apenas popularidade, mas também a qualidade do engajamento. É uma metodologia proprietária da Nexus. O levantamento produzido pela Nexus simula o score global das federações que, até o momento, estão cotadas para participar das eleições de 2026.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!