Lula é presidenciável com maior presença nas redes sociais em 2025, aponta estudo da Nexus

estudos divulgados
Atual presidente é seguido pelos irmãos Bolsonaro. Flávio ganhou maior relevância após se consolidar como substituto do pai, Jair Bolsonaro, na corrida presidencial

O presidente Lula (PT) apresentou o maior Índice de Relevância das Redes (IR² Nexus) ao longo de todo o ano de 2025. A análise da presença digital foi feita pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, a partir da análise em metodologia proprietária dos 11 principais nomes cotados para a corrida eleitoral de outubro deste ano. Foram levadas em consideração as cinco principais redes sociais — Instagram, X, Facebook, YouTube e TikTok — entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Os dados não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso, proibido de utilizar redes sociais e inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com IR² Nexus de 79,92 pontos no período analisado, em escala que vai de 0 a 100, Lula conquistou presença sólida em todas as redes sociais ao longo do ano. O score global foi o maior entre os presidenciáveis. O Índice IR² Nexus consolida a performance nas redes sociais, equilibrando frequência de postagens, alcance, engajamento e eficiência, e aplicando pesos proporcionais à relevância estratégica de cada plataforma. Dessa forma, o resultado global reflete não apenas o desempenho isolado, mas a performance conjunta do ecossistema digital de cada candidato.

O segundo e terceiro lugares do IR² Nexus global de 2025 são ocupados pela família Bolsonaro: o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, atualmente nos EUA, obteve score de 62,42, seguido de seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro, com 57,71. O senador é o principal cotado para substituir o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, na corrida eleitoral de outubro, e a especulação da candidatura têm se refletido em sua relevância nas redes: apesar de aparecer na terceira colocação, Flávio têm aumentado o IR² Nexus mensal desde agosto do ano passado (quando subiu de 35 em agosto para 77 em dezembro), movimento contrário ao que faz Eduardo Bolsonaro.

Para se ter uma ideia do crescimento de Flávio após lançar seu nome para presidente, em dezembro de 2025, último mês de coleta dos dados, a média do IR² Nexus de todas as redes sociais do hoje senador foi, pela primeira vez, maior do que a do presidente Lula, que liderou durante os 11 primeiros meses do ano e, por isso, no acumulado total de 2025 se manteve à frente, com um IR² Nexus global 38,5% superior ao de Flávio Bolsonaro.

Em quarto lugar no ranking, aparece o atual governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, com IR² Nexus de 28,77. Também cotado para substituir Jair Bolsonaro como principal candidato da direita, a nota reforça sua presença digital diversificada e em crescimento. Completando o ranking, surgem ainda Ronaldo Caiado (14,46), Fernando Haddad (13,90), Romeu Zema (13,75), Ratinho Júnior (10,84), Ciro Gomes (9,68), Michele Bolsonaro (8,83) e Eduardo Leite (7,90).

“O presidente Lula liderou com folga o ranking de desempenho nas redes sociais ao longo de 2025, mas o crescimento do senador Flávio Bolsonaro após o anúncio da sua candidatura a presidente dá sinais de como a disputa eleitoral será acirrada no ambiente digital. O fato de Flávio ter superado o atual presidente em dezembro precisa ser visto com cautela, pois se trata de um único mês, mas indica que a polarização será mais uma vez a marca das discussões políticas na arena digital nas eleições deste ano”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

Além do maior IR² Nexus global de 2025, Lula aparece em 1º lugar em três das cinco redes sociais analisadas: TikTok, Instagram e Facebook. Nas outras duas redes, Youtube e X, o atual presidente aparece na 2ª colocação, com Eduardo Bolsonaro em primeiro.

De todas as redes sociais, o TikTok é a plataforma em que Lula obteve maior nota (97,98) no IR² Nexus, mais que o dobro do segundo colocado, Flávio Bolsonaro (42,36). Lula é destaque em quase todas as métricas: maior base de seguidores (5,3 milhões), maior frequência de postagens (643), maior volume de curtidas e de comentários, o que resulta em mais de 11,5 milhões de interações totais. Flávio Bolsonaro consolida-se na segunda posição, com um score de 42,36, destacando-se como a principal referência em eficiência na rede, além de garantir visibilidade com mais de 5,6 milhões de interações.

Com 88,83 pontos no IR² Nexus, Lula também aparece em 1º lugar no Instagram. O número é sustentado pela maior base de seguidores da rede (14,3 milhões) e pelo maior volume de comentários, atingindo um total de 131 milhões de interações. Flávio Bolsonaro ocupa a segunda posição, impulsionado pela maior frequência de postagens (2.241) e pelo maior volume de curtidas, o que resulta no engajamento bruto mais alto do ranking, com 132,5 milhões de interações.

Completando a tríade de plataformas lideradas por Lula, no Facebook o atual presidente aparece com IR² Nexus de 83,21 pontos, um pouco acima do segundo colocado, Eduardo Bolsonaro (78,70). A liderança é sustentada pela maior base de seguidores (6,03 milhões) e um desempenho consistente em interações. Já o ex-deputado se destaca pela eficiência e maior volume de comentários, o que mantém sua presença forte mesmo com uma base de seguidores menor que a do atual presidente.

No X, Eduardo Bolsonaro conquistou o maior IR² Nexus de 2025, com 79,80 pontos. A liderança foi impulsionada por maior volume de publicações (4.619) e interações (mais de 46 milhões), o que ampliou seu alcance de forma massiva, mesmo possuindo uma base de seguidores menor que a de Lula. O atual presidente da República, que ocupa a segunda posição no ranking (67,28), detém a maior base de seguidores da plataforma (9,8 milhões) e destaca-se pelo critério de eficiência, mantendo um engajamento sólido e competitivo.

Última rede analisada, o YouTube é a principal plataforma de Eduardo Bolsonaro, que lidera o IR² Nexus com 94,09 pontos. Com protagonismo absoluto, Eduardo tem o maior volume de curtidas, comentários, maior base de seguidores (1,81 milhão) e se destaca como principal referência em eficiência na plataforma. Em 2º lugar, Lula mantém consistência no canal, com 60,74 pontos. O presidente apresenta o maior volume de publicações da rede (925 posts) e uma audiência robusta de 1,56 milhão de seguidores, o que assegura sua relevância digital.

“Na análise por redes sociais, conseguimos identificar alguns padrões importantes na disputa política do país: enquanto o TikTok é um território ainda pouco aproveitado pela direita brasileira, o YouTube é uma plataforma cujo protagonismo dessa vertente, na figura de Eduardo Bolsonaro, é absoluto. Em ano de eleição, a briga por espaço nessas plataformas tende a se intensificar ainda mais, ainda por cima em uma eleição que tem tudo para ser tão concorrida como a de 2022”, completa o CEO da Nexus.

METODOLOGIA

Por meio de diferentes ferramentas de social listening e levantamento manual, foram coletadas todas as publicações feitas entre 01/01/2025 e 31/12/2025, nos perfis de 11 possíveis candidatos à Presidência da República das redes X, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube.

O levantamento produzido pela Nexus integra os scores individuais de cada plataforma, aplicando pesos proporcionais à relevância estratégica que cada rede possui para o negócio. Com isso, o resultado final reflete a performance conjunta do ecossistema digital da marca de cada partido, bem como o desempenho em cada rede social distinta.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Alessandra Azevedo – (61) 99838-4808

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!