O presidente Lula (PT) conquistou o maior índice de relevância nas redes (IR² Nexus) entre os 11 nomes cotados na disputa para as eleições presidenciais de 2026 até aqui. O levantamento foi feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que monitorou a presença digital dos possíveis concorrentes à presidente da república nas cinco principais redes sociais – Instagram, X, Facebook, YouTube e TikTok -, feitas entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho de 2025. Os dados não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com desempenho sólido em todas as plataformas analisadas, Lula obteve um score global (média entre as cinco redes analisadas) de 79,76 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, o maior entre os presidenciáveis. O IR² Nexus leva em consideração não apenas a popularidade, mas a qualidade do engajamento dos políticos nas redes sociais. (ver metodologia)
Depois do atual presidente, as três colocações seguintes são ocupadas por nomes da oposição: em 2º lugar, o deputado federal Eduardo Bolsonaro alcançou 58,76 pontos. Em seguida, vieram o senador Flávio Bolsonaro (49,02), também filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível pelo TSE, e Tarcísio de Freitas (30,14), atual governador de São Paulo.
Completando o ranking aparecem o ministro Fernando Haddad (PT), (12,96), a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (12,85), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (12,01), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (11,78), o ex-ministro Ciro Gomes (10,10), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (8,84) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (7,75).
Em 1º lugar no score global do IR² Nexus, Lula também aparece à frente em 2 das 5 plataformas analisadas: TikTok e Instagram. As outras 3 redes sociais (X, Facebook e YouTube) têm Eduardo Bolsonaro na 1ª colocação e o atual presidente logo em seguida. O score global de Eduardo Bolsonaro poderia subir mais caso o deputado federal tivesse conta no TikTok. Já Michelle Bolsonaro aparece em 6º lugar entre os 11 presidenciáveis analisados, mesmo não tendo conta em 3 das 5 redes analisadas.
“O presidente Lula manteve o 1º ou 2º lugar em todas as plataformas, demonstrando maior capacidade de mobilização nas redes sociais. Por outro lado, os irmãos Eduardo e Flávio Bolsonaro reforçaram a polarização do cenário político, se revezando nas 3 primeiras posições e mantendo o engajamento do campo da direita. Vale lembrar que o levantamento considera apenas o volume de interações obtidas por cada perfil, independentemente de seu caráter positivo ou negativo”, observa o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski.
De todas as redes sociais, o TikTok é a plataforma em que o presidente Lula obteve maior nota (98,78) no IR² Nexus, mais que o dobro do 2º colocado. Nessa rede, Lula reuniu maior audiência e volume expressivo de interações. Tarcísio de Freitas (39,27) vêm logo depois, sustentado por boa frequência de postagens e engajamento elevado em relação à sua base. Em 3º, Flávio Bolsonaro (35,46) garante visibilidade por meio de interações consistentes. Dos presidenciáveis analisados, Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro não têm conta na rede.
TikTok
A outra rede em que o atual presidente aparece na 1ª colocação no IR² Nexus, é o Instagram. Também acima dos 90 pontos (90,24), Lula combina uma base expressiva de seguidores com grande volume de interações, mantendo consistência em frequência e eficiência de publicações. Em seguida, Flávio Bolsonaro (62,63) aparece impulsionado pelo grande número de postagens, garantindo visibilidade e engajamento mesmo com alcance menor que o de Lula. Na 3ª posição, Eduardo Bolsonaro (50,70) mantém relevância por meio de interações consistentes em relação à sua audiência.
Nas demais redes sociais, a primeira colocação é ocupada por nomes de direita. No X, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (76,93) se projeta pelo grande volume de publicações e interações, ampliando alcance mesmo com uma base menor do que a de Lula. O petista combina frequência consistente com engajamento sólido para alcançar a segunda colocação (69,43). Em seguida, vem Flávio Bolsonaro (48,42), que também se destaca pelo ritmo intenso de postagens, garantindo visibilidade.
X
No Facebook, a 1ª colocação também fica com Eduardo Bolsonaro (81,57). O político se destaca pelo alto volume de interações e pela frequência intensa de publicações, o que sustenta a maior nota mesmo com uma base de seguidores menor do que a de Lula, que vem em 2º lugar (65,97). Em 3º, Flávio Bolsonaro (45,64) garante relevância pela constância de postagens. Dos presidenciáveis analisados, Michelle Bolsonaro não tem conta na rede.
Eduardo Bolsonaro (95,43) também abocanha a 1ª colocação no Youtube. O deputado federal combina frequência de publicações, engajamento expressivo e aproveitamento eficiente de sua base.
Assim como no X e no Facebook, Lula (61,07) aparece logo atrás, seguido de Flávio Bolsonaro (28,25). A audiência robusta e volume elevado de conteúdos do petista e a alta frequência de postagens do senador de oposição, garantem as colocações. Dos presidenciáveis analisados, Ratinho Júnior e Michelle Bolsonaro não têm conta na rede.
YouTube
“A análise por rede social evidencia diferenças importantes entre as plataformas. Lula possui mais seguidores em quase todas as redes, exceto no YouTube. Ao mesmo tempo, constatamos que o volume de publicações nem sempre se traduz em maior engajamento, evidenciando a importância da eficiência por post. Perfis menores, algumas vezes, apresentaram impacto relativo elevado, mostrando que conteúdos com menor público podem gerar engajamento proporcionalmente significativo”, completa Marcelo Tokarski.
METODOLOGIA
O Índice de Relevância nas Redes (IR² Nexus) foi construído por scores que equilibram a quantidade de publicações, o engajamento (interações ponderadas), o alcance (base de seguidores) e a eficiência (média de interações por post), destacando não apenas popularidade, mas também a qualidade do engajamento. É uma metodologia proprietária da Nexus.
O levantamento produzido pela Nexus integra os scores individuais de cada plataforma, aplicando pesos proporcionais à relevância estratégica que cada rede possui para o negócio. Com isso, o resultado final reflete a performance conjunta do ecossistema digital da marca de cada partido, bem como o desempenho em cada rede social distinta.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667
Download do Estudo completo:
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!