Principais dados da pesquisa da Nexus:
- 62% acreditam que a política econômica deve ser conduzida pela busca da justiça social;
- 71% são favoráveis à isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5.000,00 por mês, enquanto apenas 24% se dizem contrários;
- O governo Lula é avaliado com 29% de ótimo/bom, 29% de regular e 39% de ruim/péssimo (3% não souberam responder);
- Já o Congresso Nacional tem seu trabalho avaliado como ótimo/bom por apenas 16% da população, enquanto 37% classificam como regular e 41%, como ruim/péssimo (6% não souberam ou quiseram avaliar;
- No caso do Supremo Tribunal Federal (STF), os percentuais são de 25%, 32% e 35%, respectivamente (7% não souberam ou quiseram avaliar);
- 44% aprovam a forma de Lula governar, enquanto 50% desaprovam (7% não souberam ou quiseram responder);
- O Supremo tem avaliação e desaprovação um pouco menores: 41% aprovam e 47% desaprovam (12% não emitiram opinião);
Seis em cada 10 brasileiros (62%) acreditam que a política econômica deve ser conduzida pela busca da justiça social, onde quem tem mais renda paga mais impostos e quem tem menos renda paga menos impostos. De acordo com a pesquisa da Nexus, um terço da população (34%) diz que a política econômica não deve fazer distinção e todos deveriam pagar a mesma quantidade de impostos.
O apoio à isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5.000,00 por mês — projeto enviado pelo governo ao Congresso — é ainda maior: 71% são favoráveis, enquanto apenas 24% se dizem contrários (5% não souberam ou não quiseram avaliar).
“Em um país de renda baixa, é de certa forma esperado que a maior parte das pessoas apoie menos impostos para as pessoas de renda menor. Mas os dados mostram claramente a pressão que virá da opinião pública sobre os parlamentares quando o Congresso for votar os projetos enviados pelo governo”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “Claramente, na opinião pública, há mais gente do lado do governo do que o contrário nesses casos.”
O levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados traz ainda uma avaliação dos brasileiros a respeito do desempenho do Governo Lula, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a percepção dos brasileiros sobre questões políticas e econômicas atuais.
O governo Lula é avaliado com 29% de ótimo/bom, 29% de regular e 39% de ruim/péssimo (3% não souberam responder). Já o Congresso Nacional tem seu trabalho avaliado como ótimo/bom por apenas 16% da população, enquanto 37% classificam como regular e 41%, como ruim/péssimo (6% não souberam ou quiseram avaliar. No caso do Supremo Tribunal Federal (STF), os percentuais são de 25%, 32% e 35%, respectivamente (7% não souberam ou quiseram avaliar).
A pesquisa da Nexus também perguntou sobre a aprovação/desaprovação do presidente Lula, do Congresso e do STF. De acordo com o levantamento, 44% aprovam a forma de Lula governar, enquanto 50% desaprovam (7% não souberam ou quiseram responder). O Supremo tem avaliação e desaprovação um pouco menores: 41% aprovam e 47% desaprovam (12% não emitiram opinião). Já o Congresso Nacional tem a mais baixa taxa de aprovação entre os três poderes: 34%, contra 55% que desaprovam e 11% que não opinaram.
“Há um dado de aprovação e desaprovação que chama a atenção: 38% dos brasileiros desaprovam os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, enquanto apenas 20% aprovam todos. Sinal de que, para cada brasileiro totalmente satisfeito com as esferas de poder, há dois insatisfeitos com todas eles”, avalia Tokarski. “Quando olhamos para as ‘dobradinhas’, há 10% que aprovam Lula e o STF e rejeitam o Congresso, enquanto apenas 2% aprovam Lula e o Congresso, rejeitando o STF.”
AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA
29% Ótimo/Bom
29% Regular
39% Ruim/Péssimo
3% NS/NR
APROVAÇÃO DO TRABALHO DO PRESIDENTE LULA
44% Aprovam
50% Desaprovam
7% NS/NR
AVALIAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL
16% Ótimo/Bom
37% Regular
41% Ruim/Péssimo
6% NS/NR
APROVAÇÃO DO TRABALHO DO CONGRESSO NACIONAL
34% Aprovam
55% Desaprovam
11% NS/NR
AVALIAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)
25% Ótimo/Bom
32% Regular
35% Ruim/Péssimo
7% NS/NR
APROVAÇÃO DO TRABALHO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)
41% Aprovam
47% Desaprovam
12% NS/NR
Conflitos entre governo e Congresso
A pesquisa da Nexus avaliou ainda o quanto os brasileiros estão a par dos recentes conflitos entre o governo Lula e o Congresso Nacional. Em geral, uma minoria das pessoas ficou sabendo da derrubada do decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e das derrubadas de vetos presenciais.
Primeiro, a pesquisa perguntou se a pessoa havia ficado sabendo dos recentes conflitos entre o governo e o Congresso de maneira geral, e apenas 37% disseram que sim. Depois, quando questionados especificamente sobre cada tópico, o conhecimento nunca chegou sequer ao patamar de 40%:
>> 38% ficaram sabendo a derrubada do decreto do IOF
>> 39% ficaram sabendo da derrubada do veto na questão da conta de energia
>> 30% ficaram sabendo da derrubada do veto na questão da desoneração da folha de pagamento das empresas
“Apesar do baixo conhecimento, a maior parte dos brasileiros discorda da derrubada dos vetos relacionados à energia elétrica e à desoneração da folha. Já no caso do IOF, a sociedade se mostra mais dividida”, explica o CEO da Nexus.
Concordância com cada decisão do Congresso (na população total):
>> 41% concordam com a derrubada do decreto do IOF, 43% discordam (17% não opinaram)
>> 34% concordam com a derrubada do veto da energia, 54% discordam (17% não opinaram)
>> 34% concordam com a derrubada do veto da desoneração, 49% discordam (12% não opinaram)
A pesquisa questionou ainda se os brasileiros acreditam que o Congresso derrubou os projetos do governo por acreditarem que eles são ruins para o país ou apenas para enfraquecer o presidente Lula com vistas às eleições do ano que vem. E a maioria das pessoas (52%) acredita que as decisões do Legislativo se deram por questões políticas, ao passo que apenas 35% consideram que a derrubada se deu porque eram propostas ruins.
METODOLOGIA
A Nexus entrevistou 2.021 cidadãos com 16 anos ou mais, face a face, nas 27 Unidades da Federação, entre 14 e 20 de julho de 2025. A margem de erro total da amostra é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Download do Estudo completo:
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!