Expressões sobre o assunto ocupavam 8 das 10 primeiras posições dos Trending Topics Brasil do X na manhã da sexta-feira, 18 de julho
A operação da Polícia Federal (PF) que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira está entre os assuntos mais falados das redes sociais. Um levantamento feito pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 8 das 10 primeiras colocações dos Trending Topics Brasil do X às 10h da manhã de hoje eram sobre a ação autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
As expressões “GRANDE DIA” (1º lugar, com 44 mil menções) e “TOC TOCTOC” (5º lugar, com 17,5 mil menções), além do nome de Jair Bolsonaro (2º lugar, com 126 mil menções) e da Polícia Federal (3º lugar, com 40 mil menções) foram os principais assuntos da rede nesta manhã. Outros termos ligados à ação da PF como “Xandão” (10º lugar 37,8 mil), Perseguição (12º lugar com 31,4 mil) e Ditadura (13º lugar com 40 mil) também compõem as primeiras posições do ranking, entre outros termos. A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade — o quão recente é o tópico.
Uma análise amostral de 210 mil publicações nesta rede, feita por cerca de 68 mil usuários únicos, indicava que o pico de menções acontecia às 10 horas, com tendência de alta. Ao todo, já foram mais de 825 mil de curtidas nos posts da amostra, que já batem 21 milhões de impressões (quantidade de vezes que um ou mais posts é exibido na tela). Na nuvem de termos, além órgãos públicos e dos políticos envolvidos, como Moraes, PF, STF e osBolsonaros, “busca e apreensão” e “falar com embaixadores” também figuram entre os destaques.
Felipe Neto, G1 e Bloomberg se sobressaem como os emissores mais seguidos que pautaram as buscas e restrições anunciadas, enquanto os influenciadores @delucca (líder disparado) e @KriskaCarvalho e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) são os responsáveis pelos conteúdos mais compartilhados no X. Também são destaques de interatividade @fraumands, @BrunoGuzz0, @ludmilagrilo11, @_do_cinho, @JeffreyChiquini, @leandroruschel e os deputados @marcelvanhattem (NOVO-PR) e @DepSostenes (PL-RJ),.
Com altíssimo engajamento até as 10h, a postagem de Eduardo Bolsonaro marcando Donald Trump já soma cerca de 162 mil visualizações e 14 mil interações, que incluem entre curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos.
CENÁRIO INTERNACIONAL NO X
Em amostra de postagens internacionais (em língua não portuguesa), foram registradas cerca de 27 mil menções a Bolsonaro de 00h a 10h da manhã de hoje, alta de 319% em comparação ao mesmo período do dia anterior (17). Grandes veículos, como CNN, Fox News e Reuters, noticiam o tema.
No Facebook, no mesmo período de corte (de 0h a 10h30 de hoje), a amostra de 1,6 mil postagens soma mais de 140 mil interações, enquanto a amostra do Instagram, com 2,2 mil posts, já chega a 752 mil interações até o momento.
CNN Brasil, G1, Lindbergh Farias (PT-RJ), Band e Mídia Ninja Choquei, Alfinetei e Hugo Gloss estão entre os emissores com alta interatividade sobre o tema. Publicação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em apoio ao pai somou cerca de 48 mil comentários nos primeiros 15 minutos.
Nas 3 redes analisadas, há mensagens de apoio e críticas às ações da PF e do STF contra Bolsonaro.
No Google Trends, nas últimas 4 horas, Bolsonaro chegou a ocupar a 1ª posição do ranking de buscas no Brasil em aferição feita na manhã de hoje (10h), superando 100 mil pesquisas. O pico de procura foi registrado às 9h40. “Bolsonaro preso” aparece em seguida, na 2ª colocação, com mais de 10 mil.
Crédito foto: gov.br
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!