Os partidos considerados de centro são os que têm, em média, o maior número de seguidores no Instagram abaixo dos 35 anos, são 61%. Nos partidos de esquerda, a média é de 58%, e de direita, 56%. O levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, levou em consideração a quantidade e o perfil dos seguidores do Instagram de todas as 29 legendas brasileiras, coletados em maio de 2025.
Na análise individual, o Avante foi o partido com maior percentual de jovens seguidores nessa rede: são 73% abaixo dos 35 anos, com 3% de adolescentes (13 a 17 anos) e 27% entre 18 e 24 anos. Também com boa popularidade entre os menores de 35 anos estão o PMB (69%), PMN (66%) e o Agir (65%). Na outra ponta, PSDB só tem 44% dos seguidores com menos de 35 anos, seguido do União Brasil (52%) e Rede (52%).
Já o público mais velho do Instagram, acima dos 55 anos, estão mais presentes, em média, na página de partidos de esquerda (3,4%), embora ainda sejam ampla minoria. Em seguida vem os partidos considerados de direita (2,5%) e de centro (2,1%).
O partido com o maior percentual de seguidores acima dos 55 anos é o PSDB (7%), seguido da Rede (6%), União Brasil (5%), PSOL (5%) e PCO (5%). No geral, homens e mulheres de 25 a 34 anos são os mais presentes no Instagram de partidos políticos.
Partidos de esquerda têm perfil mais jovem de seguidores no TikTok
Se por um lado os partidos de centro têm mais jovens no Instagram, no TikTok são os partidos considerados de esquerda que reúnem esse público: 36% dos seguidores têm menos de 24 anos. Entre os partidos de direita são 35%, e de centro, 31%.
Na outra ponta, as legendas de centro têm, em média, 32% dos seguidores com mais de 35 anos na rede. Nos partidos de esquerda e de direita esse número cai para 28%.
Na rede social dominada pelo público jovem, o PT chega a 40% dos seguidores com menos de 24 anos. Em seguida vem o Novo (39%), PV (38%), Republicanos (38%) e PSB (38%). O partido com menor percentual de jovens abaixo dos 24 anos no TikTok é o MDB, com 25%, que tem também 39% de seus seguidores maiores de 35 anos na rede. O PSDB tem 38% e o PCdoB tem 35%. Os partidos que atraem menos pessoas com mais de 35 anos nos perfis do TikTok são o Novo (23%), Republicanos (23%) e PV (24%).
Entre os 9 perfis de partidos de centro analisados, apenas 3 (PP, Solidariedade e MDB), possuem perfil no TikTok. Entre os 10 partidos de esquerda, apenas o PSTU não tem conta na rede. Já entre os que estão no espectro da direita, PRD e PRTB foram os únicos sem conta na rede entre os 7 analisados. Todos eles têm conta no Instagram.
PMB é partido com maior pecentual de mulheres no Instagram
Na análise por gênero, o PMB (69%), o Avante (64%) e o PRD (62%) são os partidos com maior percentual de seguidoras mulheres no Instagram. Na outra ponta, o Podemos (59%), PSTU (57%) e o PSDB (56%) são as legendas com maior número percentual de seguidores homens na mesma rede. O PT, o PSC e o PCB têm os seguidores divididos em 50% cada.
Somados, os partidos considerados de esquerda têm, em média, 49% dos seguidores homens e 51%, mulheres no Instagram. Mesma configuração dos partidos considerados de direita. Já os partidos de centro são formados por 56% dos seguidores do sexo feminino e 44%, masculino.
Já no TikTok, o União Brasil (52%) e o PT (51%) são as legendas com maior percentual de mulheres. Já os partidos com maior número de homens são o PCO (61%), PSDB (59%) e o MDB (58%). O PV (50%) e PDT (50%) têm seus seguidores igualmente divididos entre homens e mulheres.
Nessa rede, tanto os partidos de direita quanto os de esquerda têm 47% dos seguidores mulheres e 53%, homens, em média. Já os partidos considerados de centro têm 45% do público feminino, contra 55% do masculino.
METODOLOGIA
Os dados de segmentação por gênero e faixa etária foram capturados em maio de 2025, através de ferramentas de social listening e coleta manual. As faixas etárias respeitaram as divisões de idade que cada rede – TikTok e Instagram – utiliza na hora de disponibilizar os dados. Para classificar os partidos entre esquerda, centro e direita foi utilizado como métrica o GPS Partidário, da Folha de S. Paulo.
CONTATO PARA A IMPRENSA
Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667
Download do Estudo completo:
Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.
Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!