PT lidera ranking global da Nexus que analisa relevância nas redes sociais entre partidos políticos

estudos divulgados
Partido dos Trabalhadores também ficou em primeiro lugar em todas as redes analisadas individualmente
O Partido dos Trabalhadores (PT) lidera globalmente o Índice de Relevância nas Redes da Nexus (IR² Nexus) entre os 29 partidos políticos registrados no Brasil na atualidade. O IR² Nexus monitorou a presença digital das legendas em cinco redes sociais – Instagram, X, Facebook, Youtube e TikTok – entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho de 2025 (ver metodologia abaixo).

No Score Global, o PT, partido do atual governo, alcançou média de 93,3 pontos – em escala que vai de 0 a 100 – quase o dobro do segundo colocado Partido Liberal (PL), com 54,1 pontos. Na sequência, vieram o NOVO (33,6), PSOL (19,2), PCO (10,1) e o PSDB (7,9). Na outra ponta, os partidos com pior desempenho no ranking global foram o Democracia Cristã (0,04), Agir (0,07), PRD (0,6), Avante (0,7) e Cidadania (0,9). Sem registro de publicações em nenhuma das redes analisadas em 2025, o PMN, PRTB e PMB ficaram de fora do índice.

“O índice de Relevância nas Redes (IR² Nexus), com metodologia proprietária da Nexus, equilibra a quantidade de publicações, o engajamento, o alcance e a eficiência de um perfil e pode gerar comparações entre atores de um mesmo segmento. Neste estudo, vemos que a disputa de espaço e narrativas das redes imita a disputa política que temos no Brasil hoje entre o PT, principal partido de esquerda e legenda do presidente da República, e a oposição bolsonarista, representada hoje pelo PL”, destaca o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski. “Os perfis destes dois partidos se descolam dos demais nas discussões políticas no ambiente digital”, completa.

PT tem maior IR² Nexus em todas as redes

Além de liderar o Score Global, que consolida o desempenho de todas as plataformas, o PT também ficou em primeiro lugar em todas as redes sociais individualmente. No TikTok, o Partido dos Trabalhadores alcançou maior nota: 97,26 pontos, e foi responsável por 58% do total de interação dos posts. Já na quantidade de postagens, o segundo colocado, PL (63,92 pontos), saiu na frente, publicando ¼ dos conteúdos de todas as legendas juntas.

No acumulado, o PT conquistou engajamento 81% superior ao do PL, além de uma eficiência 218% superior à geral e 149% maior do que a do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PSOL, que ficou em 3º lugar no IR² Nexus no TikTok, com 13,67 pontos, é o 4º partido mais eficiente e com mais posts, além do 3º no volume total de interações.

No Instagram, a nota do IR² Nexus do PT foi de 94,26, seguido, mais uma vez, pelo PL (82,67). Depois vieram o NOVO (50,52), PSOL (28,31), União Popular (15,11) e Podemos (11,23). O volume de postagens do Partido dos Trabalhadores no Instagram foi responsável, sozinho, por 17,5% do total de publicações de todas as legendas nesta rede.

Já no ganho de seguidores, o PL saiu na frente, com 136% mais novos seguidores do que o PT no período analisado. Na eficiência o NOVO, terceiro colocado, levou a melhor: a média de interação dos posts do partido é 135% superior a do PT.

No Facebook, o IR² Nexus do PT foi de 91,16 pontos. Em seguida, aparecem PSOL (47,52), NOVO (40,64), PL (25,40), PSDB (19,33) e Podemos (15,38). Mais uma vez na liderança, o PT foi responsável por 46% das interações dos posts de todos os partidos na rede, juntos. Já na eficiência, o PL, em 4º lugar, foi 105% superior ao Partido dos Trabalhadores.

Líder no ganho de seguidores no Facebook, o PL foi a única legenda que não registrou nenhuma queda ao longo de 2025, acumulando aumento 92% maior do que o PSOL, segundo colocado nesse quesito.

No Youtube, o pódio do IR² Nexus ficou com o PT (92,69), PL (44,18), NOVO (31,24), Republicanos (10,16), PCdoB (3,70) e PSB (3,56). O PSB, 6º colocado no ranking, foi o único partido que perdeu seguidores no acumulado do período analisado. Apesar disso, a legenda ainda é a 4ª colocada no número de seguidores do Youtube.

Entre shorts e vídeos na timeline, o PT foi responsável por 48% do total de posts do Youtube, e o PL, por 18%. Já no quesito eficiência, a média de interações por post do partido NOVO foi 330% superior à média geral, e 151% superior à do PL, segunda legenda mais eficiente.

No X, 40% do total de interações dos posts dos partidos é do PT, na liderança do IR² Nexus, com 91,26 pontos. Já o PCO (35,60) é responsável por outros 29%. O NOVO (22,51) contribui com 15,5%, e o PL (29,44), com 13,8%.

Já no quesito eficiência, quem sai muito na frente é o 3º colocado no ranking, o PL, que possui uma média de interações por posts 675% superior que a média geral, e 141% superior à do PCO, o segundo partido mais eficiente.

O PSDB (13,50) é o 2º partido com mais seguidores nesta rede, e o MDB (8,52), o 4º, fator fundamental para que eles ocupassem a 5ª e a 6ª posição do IR² Nexus desta plataforma. o desempenho do PCO no X foi responsável por fazer o partido alcançar a 5ª posição do Score Global da Nexus.

Por causa do baixo volume de publicações dos partidos no LinkedIn ao longo de 2025 e das restrições da plataforma, ele não foi usado no cálculo do IR² Nexus. Apenas dois partidos brasileiros são ativos na rede: o PL, com 90 postagens no período, e o União, com 130. Apesar disso, o engajamento no LinkedIn é baixo.

PT e PL garantem interatividade em discursos sobre o 8 de janeiro

A ampla interatividade dos discursos do PT em todas as cinco redes sociais analisadas ganhou destaque nos debates sobre a tentativa de golpe de estado no 8 de janeiro e consequentes discussões sobre anistia e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros temas como a morte do ex-presidente Uruguaio, Pepe Mujica, a defesa da soberania brasileira e o projeto de reforma tributária também foram amplamente repercutidos nas redes.

O PL, segundo colocado no ranking global IR² Nexus, também promoveu amplo debate sobre os atos de 8 de janeiro e consequente discurso pró-anistia. Outros conteúdos de apelo em suas redes sociais foram o contrato de publicidade do governo federal e fraudes no INSS.

METODOLOGIA

O Índice de Relevância nas Redes (IR² Nexus) foi construído por scores que equilibram a quantidade de publicações, o engajamento (interações ponderadas), o alcance (base de seguidores) e a eficiência (média de interações por post), destacando não apenas popularidade, mas também a qualidade do engajamento. É uma metodologia proprietária da Nexus.

O levantamento produzido pela Nexus integra os scores individuais de cada plataforma, aplicando pesos proporcionais à relevância estratégica que cada rede possui para o negócio. Com isso, o resultado final reflete a performance conjunta do ecossistema digital da marca de cada partido, bem como o desempenho em cada rede social distinta.

CONTATO PARA A IMPRENSA

Rodrigo Caetano – (61) 99961-3021
Lara de Faria – (21) 99233-4558
Manoel Guimarães – (81) 99946-5667

Download do Estudo completo:

Receba a nossa newsletter gratuita diária, clicando aqui.

Saber logo pela manhã o que está bombando nas redes sociais pode te ajudar a tomar uma série de decisões importantes para seu cliente. Esses dados estão na NEXUS TRENDS!

Estamos no WhatsApp também!